quinta-feira, 28 de maio de 2015

Eu gosto de ler por que...

O Vida de Escritor quer saber: por que você gosta de ler?

Ah, porque é como uma terapia para mim. Não, não, não; porque eu adquiro mais conhecimento! Ah, eu leio por hobby, por gostar mesmo. Affe, eu leio por obrigação. Hahaha, eu amo ler, e quando se ama, motivos para isso são inexplicáveis. EU NÃO GOSTO DE LER, ORAS — esse é o tipo de pessoa que dá vontade de matar.
Se você NÃO gosta de ler, então nem continue lendo esta matéria, porque não é de seu interesse. Agora, se você quer começar a gostar, prossiga, prossiga...
Ler é um exercício que cresceu junto com a escrita, milhões de anos atrás, apesar de ter passado bastante tempo restrito apenas aos nobres e ao clero. Hoje, ler é tão fundamental como respirar, veja só.
Conheço pessoas que lêem por que simplesmente não há nada melhor para fazer — e não há mesmo, aceitem. Eu, como já tenho muito mais afazeres, adoraria dizer o mesmo. Enfim... Quem lê, ouve, fala e escreve bem, como já estou cansado de ouvir de quase todos os meus amigos leitores, embora alguns ainda não escrevam tããão bem assim.
E se você gosta mesmo de ler, o que lê? Romance, poesia, fantasia, sci-fi, terror... Há várias opções de gêneros literários para se gostar. Isso não quer dizer que você goste de apenas um deles. Há quem goste de romance e sci-fi — bizarro, né? —, e ainda quem leia livros técnicos e humor — esses dá pra engolir.
O melhor de ler é ter com quem debater depois. Fazer parte de grupos e mais grupos de leitores faz bem, não só para o desenvolvimento das ideias com diálogos, mas também para a formação de opinião através de outras diferentes.

Agora, diga lá você, leitor: você gosta de ler por que...


Nenhum comentário: