terça-feira, 5 de maio de 2015

#review01 - "Sequestro em Urbana", de Severino Rodrigues

O que fazer por um amigo?


Sinopse: “Se o seu melhor amigo fosse sequestrado, o que você faria?
Quando o jovem Renato desaparece, seu amigo, Pedro, toma uma decisão: resolve descobrir o que aconteceu e por quê. Para isso, segue algumas pistas e percorre a cidade de Urbana atrás da identidade do responsável pelo crime. Mas jamais poderia imaginar que a resposta estivesse tão perto...”

Você tem um/uma amigo/amiga que se arriscaria para encontra-lo/la em seu cativeiro? Ou você mesmo/mesma teria essa audácia de correr tal risco? Pois bem, antes de terminar a resenha, já lhes vou dizendo: este livro mostra o quão importantes os amigos podem ser e/ou parecer, em determinados casos.
Estando com minhas leituras um tanto atrasadas ultimamente, resolvi pegar o livro do Severino, que adquiri na bienal do ano passado (2014), e começar a ler para tirar o atraso. Tudo bem, ele é curtinho, dava para ler rapidinho, mas não se deve julgar um livro pela aparência.
Sequestro em Urbana, publicado em 2013 pela Cortez Editora, trata-se do romance de estreia de Severino Rodrigues, um jovem pernambucano com um talento incrível para suspenses. O conheci também na bienal, e me recordo que, quando passava do lado do stand que ele estava, ele me abordou sim, me abordou (risos) com a seguinte pergunta: “O que você faria se seu melhor amigo fosse sequestrado?”
Sinceramente, na hora, disse que não sabia o que responder. Acredito que pelo fato de não estar preparado para tal pergunta. Mas hoje eu diria: “Faria o possível e o impossível para encontra-lo!”
Por quê? Simples! Foi o que o Pedro, protagonista da história, fez: procurou, de todas as formas, seu amigo Renato, filho do dono da Folha de Urbana, que foi sequestrado por... Não vou dizer!
No decorrer dessa busca pelo amigo, foram levantadas várias suspeitas, muitas delas que, no final, realmente eram verdadeiras. E outra coisa: mais pessoas foram sendo raptadas durante das investigações do rapaz. Porém, isso não fez com que ele desanimasse e prosseguiu com a busca incessante.
É mais uma daquelas tramas que você não esperava o que realmente acontece. O leitor fica entusiasmado de tal maneira que esquece qualquer coisa ao seu redor para poder ler, de tão fascinante.
Sem falar nas ilustrações, feitas por Robson Araújo, que nos proporciona ideias de como são as cenas descritas. Robson trás um currículo recheado e prêmios e trabalhos fora do país, o que é notável levando em conta o complemento esplêndido que deu ao livro.
Espero que, assim como outros detetives famosos, Pedro solucione outros casos, juntamente com seus amigos. Quem sabe teremos um 007 brasileiro, não é?

3 comentários:

Rejane disse...

Gostei da sua estreia como resenhista. Fiquei curiosa em relação à obra e achei fantástica a ideia de interagir com o leitor, criando um paralelo entre a trama e a vida dele. Legal, Alexandre!

Marcio Winchester disse...

Fiquei curioso com o livro, Alexandre ..
Mistérios sempre me fascinam!

Marcio Winchester disse...

Fiquei curioso com o livro, Alexandre ..
Mistérios sempre me fascinam!