terça-feira, 21 de julho de 2015

10 escritores de Fortaleza que você PRECISA conhecer!


Mesmo que não tão valorizado, um escritor nunca desiste, nunca desanima, nunca falha consigo mesmo. Somos feitos de amor, de conhecimento, de harmonia, de união, de esperança, de criatividade. Ainda não se sabe ao certo o porquê desse preconceito todo com a própria nação, mas uma coisa é certa: há mais escritores nacionais talentosos e desconhecidos por aí do que o que há lá fora.
Todos os dias, nasce um novo nome na literatura nacional. De todas as cidades, estados, regiões do nosso Brasil, sempre tem alguém, mesmo que uma pessoa, que escreva qualquer coisa ─ poesia, ficção, contos, crônicas. Escrever é uma arte como todas as outras, e tem sua beleza natural e única, que varia apenas de artista.
Em especial, hoje, gostaria de falar dos meus conterrâneos, os escritores cearenses, autores que entrei em contato durante esses dias e que me encantei com o trabalho de cada um. Uma equipe forte, composta por DEZ autores que você realmente precisa conhecer!
Vamos lá?




Um escritor de primeira viagem, que descobriu o mundo da literatura com mais afinco durante o ensino médio, Alexandre de Almeida é natural de Pentecoste, Ceará, mas mora em Fortaleza, é estudante de Jornalismo e um bibliófilo assíduo. Sempre apaixonado pela música e resolvendo uní-la à sua nova paixão, a literatura, decidiu escrever Magos da Música, seu primeiro livro. Criativo e dono de uma imaginação fértilmente cativante, Alexandre sempre foi muito prestativo e gosta de se manter o mais organizado possível.
Livro: Magos da Música (2014)




Karla Mylena Araújo Felismino é natural de Fortaleza, nascida em 2 de setembro de 1991. Seu gosto pela leitura teve inicio com os livros da saga Harry Potter e a adaptação teatral "O anel dos nibelungos", desde então passou a escrever fanfictions inspiradas no famoso bruxinho para o jornal da Escola pública onde frequentava. Publicou seu primeiro romance, intitulado “O Mundo de Marguerite Sülever” em 2012, e mais dois volumes da Saga Elyse Dark. Nesse meio tempo, a autora, lançou um intervalo de seis obras, sendo que duas delas se encontram no wattpad, totalmente gratuitas. Mylena, atualmente é estudante de Recursos Humanos e membro oficial da Academia Cearense de Jovens Escritores. Dedica seu tempo livre a Trilogia Valera, sua série teen de fantasia, aventura e romance, tendo o primeiro volume "A herdeira de Ótavos" publicado em 2014 na Bienal Internacional do livro de São Paulo, e agora, o volume 2 "O medalhão Ígnis" na bienal do livro Rio, dia 05 de Setembro de 2015.
Livros: O Mundo de Marguerite Sülever (2011)
A Investigação Criminal de Elyse Dark (2011)
Elyse Dark – O Vírus da Morte (2011)
Conto dos Sülever (2011)
Trilogia Valera – A Herdeira de Ótavos (vol. 1) (2014)
Trilogia Valera – O Medalhão Ígnis (vol. 2) (2015)

Talita Nogueira, nascida na cidade de Porto Velho, Rondônia.  Aos cinco anos, mudou-se para o Ceará onde vive até hoje. Passou sua infância e adolescência morando em um sítio a 15 km de Fortaleza, capital do Estado, no convívio com a natureza, perto de animais e plantas e longe dos movimentos urbanos. Já no ensino médio, foi premiada por quatro vezes em concursos literários no Colégio em 2004, 2005 e 2006. Recebeu ainda um prêmio por encontrar-se entre os dez maiores leitores da biblioteca em 2006. Em 2012, foi agraciada com o 6º lugar no Prêmio de Literatura UNIFOR, tendo seu texto selecionado e publicado em Coletânea. Talita Nogueira é advogada e escreve para a Obvious Lounge e Revista Berro, ambas colaborativas. Curiosa, amante dos acasos, meio peixe, meio borboleta, meio pedra, meio palavra. Alma extraterrestre, ama tudo aquilo que não conhece muito bem, e escreve pra que a corrente não caia e a bicicleta amarela siga caminho. Amante das artes, lê e escreve com frequência e estuda teatro há quase cinco anos. Para ela, escrever é como ferver a mente até exalar vapor de espírito em versos!
Livro: Como Se Fosse Verdade (2014)

Jairo Sarfati é estudante de letras inglês na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e escritor. Publicou o primeiro livro com 18 anos (Diário Póstumo de Charlotte), já participou de Bienais por todo o país, ficando entre os mais vendidos do estande. Esgotando o estoque fornecido pela editora em todas. Quer ser um grande escritor, mesmo que sua paixão por literatura esteja mais relacionada a tradução. Escreveu o Brilho da Maldade para mostrar ao mundo sua terra tão amada. Membro da Academia Cearense de Jovens Escritores.
Livro: Diário Póstumo de Charlotte (link) (2013)

Escritor e professor de Filosofia. Publicou, em 2011, O Corpo Arcaico, que recebeu notória crítica nos meios literários dentro e fora do Ceará. Em 2012 publicou Solidão Singular, sendo apontado como um dos grandes livros da atual poesia cearense. Em 2014 organizou em conjunto o livro Retratos de Abismo e Outros Voos, uma antologia com 10 jovens poetas cearenses contemporâneos. É um dos membros fundadores do grupo Acrônico de literatura. Os livros de Renato Pessoa contextualizam os dramas humanos, a precariedade do existir, a pequenez da vida, do acaso, a soberania da morte. Em prosa ou em poesia, Renato Pessoa pensa o homem em sua fragilidade, no limite entre o ser e o não-ser, entre viver e morrer.
Livros: O Corpo Arcaico (2011)
Solidão Singular (2012)
Retrato de Abismo e Outros Voos (em conjunto) (2014)

Humberto Efieli



Humberto Efieli nasceu em Fortaleza no ano de 1991. É um amante das artes e estudante de design gráfico. Trabalhou com teatro em 2012, empenhando-se com animação de eventos interpretando Edward Mãos de Tesoura.  E hoje é a mente por trás do Maestro Marreta. É a mente, mas você, caro leitor, é a alma. A inspiração do autor trazida da infância por intermédio dos contos de fadas o levou a conceber este livro. Eis uma viagem para tudo que há de melhor – e pior – na cabeça de um Peter Pan. Sua proposta é reanimar certa forma de contar histórias, criando um mundo primoroso para qualquer idade, cheio de tramas que encerram alguma complexidade, mas sem largar das particularidades simbólicas e extravagâncias das visões infantis. Um arrancagambow pra você!
Livro: O Magnífico Maestro Marreta e Suas Meias Vermelhas – Jornada No Vale Maravilhoso (2015)

Quixeramobinense, graduado em Letras pela UECE, nascido em 10 de maio de 1990. Autor dos livros de crônicas “A Menina da Chuva” e “Lá nas Marinheiras”, o escritor  e professor de Língua Portuguesa da Rede Pública de Ensino, Bruno Paulino, é uma das referências quando se fala em Literatura no Sertão Central do Ceará. O seu livro mais recente, “A Menina da Chuva”, lançado pela Editora Premius, é repleto de referências à infância. Com textos simples e curtos, que lembram a delicadeza da natureza, já é adotado em várias escolas particulares da região.
Livros: Lá nas Marinheiras (2012)
A Menina da Chuva (2013)

Uma cearense um tanto quanto tagarela de 21 anos amante da literatura, louca por fotografia e apaixonada pela publicidade. Que, aos seus 19 anos, resolveu fazer uma viagem pelo seu coração, misturar um pouco daquilo que já viu e viveu por aí, e fazer virar seu primeiro livro. Ah! E viagens, chocolates e aventuras radicais são quase que codinomes dela.
Livro: PCicose do Amor (2013)

Nascida em Fortaleza, no Ceará, licenciada em História, a autora, Cristina Aguiar, escreve desde criança. Suas primeiras tentativas consistiam em tentar recriar diálogos de filmes que gostava. Depois, passou a criar histórias próprias tentando dar continuidade a esses filmes. Aos dezessete anos já se aventurava a fazer esboços na procura de uma história ideal. Acumulou vários cadernos com fragmentos de textos que nunca foram para frente. Viajantes foi o primeiro livro que conseguiu terminar, mas acabou encostando-o na gaveta, apesar da opinião favorável daqueles que o leram. Aconteceu o mesmo com A Tenda Peregrina, um romance juvenil sobre um grupo de jovens arqueólogos que parte em busca de um artefato bíblico. Quanto ao livro A Profecia de Hedhen, foi um sonho realizado. Ele é a soma de várias experiências que deram certo e o início de uma saga cujo terceiro volume já está sendo escrito.
Livros: Os Tronos da Luz (vol. 1) – A Profecia de Hedhen (2012)
Os Tronos da Luz  (vol. 2) – As Árvores Sagradas de Nod (2014)

Emerson Bastos é músico (compositor, cantor e violonista), poeta e designer gráfico. Nasceu em Fortaleza CE no dia 27/01/1985, mudou-se para Araraquara SP antes de completar 1 ano de idade e lá viveu até os 15.
Iniciou suas atividades artísticas ainda criança através do desenho. Na adolescência descobriu o rock nacional e a poesia contida em suas letras. Teve seu primeiro violão aos 15 anos e em poucos meses de treino começou a compor suas próprias canções. Formou sua primeira banda aos 16 anos, juntando-se a amigos do colégio para defender uma de suas canções em um festival de artes dos colégios públicos de Fortaleza. Passado o festival, deu continuidade as atividades musicais ao lado dos amigos Alan Sales (guitarra), Ton de Souza (baixo) e Rômulo Albuquerque (bateria) formando a banda "Produto Interno Bruto". A banda durou 4 anos e durante esse período tocaram em festas, bares, casa de amigos e gravaram um CD com músicas autorais.
O interesse pela poesia, sem ser a das letras das canções, surgiu por volta de 2004 quando teve em suas mãos a publicação independente de poemas de seu amigo Zacarias Barbosa (o Vanzac), o livro "Hemorragia". Um grande número de amigos publicavam seus poemas em fanzines e, por isso, ao invés de começar sua leitura pelos "grandes clássicos", emersoN começou pela literatura underground. Nesse mesmo período começou a escrever poesia e publica-las em fanzines para fazer escambo com os amigos. Além de trocar por outros poemas, emersoN também vendia esses livretos para poder comprar CD's, camisetas de bandas e ir aos show's de rock que aconteciam no "Canto das Tribos", na Praia de Iracema.
Em janeiro de 2014, após vários anos dedicados a trabalhos formais, sendo o último motorista de transporte público em Goiânia GO, porém nunca tendo deixado de escrever poemas e compor canções, emersoN decide largar tudo e viver de arte.
Dos cadernos os poemas foram parar numa série de livretos chamada "retratoS de dentrO de miM". Produzindo de forma independente e vendendo de mão em mão, emersoN leva sua poesia às praças e bares do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza CE. Foram vendidos de janeiro de 2014 a maio de 2015, segundo os cálculos do poeta, mais de 6 mil exemplares. Os livretos também são vendidos para outros estados pela internet e enviados por correio.
Ainda em janeiro de 2014 emersoN também deu início a produção das letras e músicas que farão parte do seu primeiro álbum fonográfico, "relacionamentoS afetivoS romanticamentE políticoS". No dia 03/05/15 lançou a primeira parte da demo do projeto com 5 das 11 canções que irão compor o álbum.
Livros: retratoS de dentrO de miM (vol. 1) (2014)
retratoS de dentrO de miM (vol. 2) (2014)
retratoS de dentrO de miM (vol. 3) (2014)
                                                                                      

Espero que tenham gostado das sugestões e que procurem conhecer ainda mais os trabalhos desses grandes autores.

Um comentário:

Natália Cunha disse...

Teria o contato profissional desses autores?