quinta-feira, 2 de julho de 2015

A magia dos quotes


O que é um leitor que nunca guarda sequer um trechinho de algo que leu na memória? Bom, não é um leitor, diga-se de passagem. Nem sei o que é, sinceramente (risos).
Como um bom leitor, eu AMO criar quotes, tanto que até posto algum, de vez em quando, nas redes sociais do nosso blog. Eles têm um efeito mágico, tanto pelas cores como pelas fontes usadas. Mas você sabe o que é um quote?
Em um texto de Leopoldo Corrêa Roza, no site Aprendendo Inglês intitulado “As Armadilhas da Língua Anglo-Americana”, pegamos as seguintes interpretações:
Quotation: Não é usado para ‘cotação’. É usado para ‘citação’.
Quotation marks: Não são marcas de cotação. São ‘aspas’ (" ").
Quote e Unquote: É ‘abrir aspas’ e ‘fechar aspas’, respectivamente.”
Ou seja, um quote é uma citação. O trecho de um livro, filme ou qualquer outra coisa entre aspas.
Essas citações podem ser feitas à mão ou graficamente, usando programas de edição ─ que nem a gente faz. Também podem ser feitas para si, em diários de leitura, ou postadas sem imagem mesmo nas redes sociais. Como já falei, essas imagens compostas por textos em cores e formas bonitas têm efeitos mágicos e, muitas vezes, tocantes. Tais citações também podem ser feitas em cima de fotos de relacionadas às frases.
Aqui vai uma pequena contribuição minha e de alguns autores aos quais pedi opiniões sobre quotes:
“Um quote é, em qualquer instância, um fragmento de ideia que enfeita e ilumina a razão. É o trecho de um sentimento, de uma poesia, de um livro, de um filme; um parte memorável de como algo foi dito com tanta vontade, tanto vigor.” (Alexandre de Almeida)
“Não apenas uma citação, o quote é uma representação de uma ideia, de um conceito que não poderia simplesmente ficar preso nas páginas de um livro. Em suma, o quote não reflete um pensamento, ele o incorpora.” (Clayton De La Vie)
“Uma dor interna sem saber a razão, insuportável. A Guerra dentro deles se espalha externamente e afeta os inocentes.” (Anderson Vitorello)

E aqui estão alguns que fiz e já postei pelo Facebook, Twitter e Instagram do nosso blog:



Nenhum comentário: