quinta-feira, 15 de outubro de 2015

#review11 - "Fim", de Fernanda Torres

O fim do Fim

Sinopse: "O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão .Com 'Fim', seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas - festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos - mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão - ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações. Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de 'Fim'. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia."
Há um certo impacto quando se descobre que uma atriz escreveu um livro. Impacto maior quando você adquire esse livro. E impacto maior ainda quando você esse livro. Logo, é perceptível que a literatura nacional ganhou novas raízes, levando o bom leitor a descobrir que até quem interpreta tão bem um personagem é capaz de criar outros ainda melhores.
O tal livro é da Fernanda Torres. Sim, ela mesma. Atriz e escritora, tem um misto de artes no sangue que a transformou em um ícone também, agora, da literatura. O pai escritor e a mãe também atriz fizeram de Fernanda uma pensadora exemplar dos tempos atuais, uma filósofa de vidas verídicas impressas em papel amarelado.
Em Fim, publicado pela Companhia das Letras em 2013, ela nos transporta ao Rio de Janeiro dos séculos XX e XXI, às aventuras mais loucas de cinco amigos e à morte de cada um deles, bem como de outras pessoas próximas. Um romance crônico, regado a ironias e palavrões, distribuídos em uma linguagem culta e deliberada no decorrer do texto. Jargões, termos técnicos, referências artísticas. No Fim há tudo.
Narrado em primeira pessoa, sendo que cada capítulo ganha um narrador diferente, o livro constrói um verdadeiro ninho de informações na cabeça do leitor, que, se não estiver atento, cai em desgraça logo no começo. São cinco amigos ─ Álvaro, Neto, Ciro, Sílvio e Ribeiro ─, que contam, cada um, suas histórias e um pouco da dos outros quatro, devagarzinho, detalhe por detalhe, de cada loucura que viveram até as próprias mortes.
Como a autora e os personagens são, basicamente, um só, as opiniões se chocam. Há momentos na leitura em que você não sabe se aquilo é o que a autora pensa ou se é o que um dos amigos pensa. Há machismo, há feminismo, há homofobia e há eutanásia. Há conflitos pessoais e sociais. Há traições e há fatos tão bem elaborados que parecem até mesmo reais.
Saúde frágil ou inexistente, acidentes, drogas, cansaço, até mesmo amor... Vários motivos levaram os cinco amigos ao verdadeiro fim de que se trata o livro.
De fato, eu tenho uma conexão com a morte que me deixa inspirado. E o modo como Fernanda aborda cada óbito é deveras impressionante ─ pelo menos pra mim. Fim deixou sequelas significantes para o leitor aqui, e, garanto, se você ler, e ficar realmente atento, verá que o livro pode, em determinados momentos, deixar você, como dizemos por aqui, “aguniado”.



Autora: Fernanda Torres nasceu no Rio de Janeiro, em 1965. Há 35 anos mantém uma carreira de sucesso no teatro, no cinema e na televisão. É colunista da Folha de S. Paulo, da Veja Rio e colaboradora da piauí.

Nenhum comentário: